Tablado: templo do teatro no Rio de Janeiro

Patrimônio da arte cênica é referência nacional há 72 anos




      Quarta-feira, 17 de agosto de 2023, fui visitar - depois de muito tempo - o Teatro Tablado. Cheguei por volta das 16h30, fui na secretaria, falei com a Mônica e entrei. Lá estava o Grande Mestre do teatro, professor, autor e diretor, Hamilton Vaz Pereira, dirigindo mais um peça de jovens talentosos atores. 


       A primeira vez que estive no Tablado foi em 1987, ainda adolescente, levado por Ricardo Correa. Eu o conheci junto com Yara Gadelha, no primeiro curso de teatro que fiz na vida, do Fernando Resky. E lá estava eu conversando com Maria Vohees, a professora da turma que entrei.


      Estive algumas vezes no Tablado para assistir algumas montagens, como um musical sobre os Beatles, "The Ratz", com Vitor Mayer e Carol Pita e "O Bravo Soldado Schweik", montagem de Bernardo Jablonski.


ATORES TALENTOSOS

      Nesse reencontro com o Tablado, tive oportunidade de assistir ao ensaio do nosso espetáculo do gênio do Asdrúbal, grande Hamilton, com atores muito talentosos, que, com muita facilidade faziam cenas no palco do teatro.


       Como no já antológico espetáculo "Covil das Moças Ruivas", que ia nas 1001 noites e na mitologia, as cenas também remetiam à Grécia Antiga. Com certeza mais um grande espetáculo teatral vem aí no Tablado.


     Depois, um breve café, com pãezinhos de queijo na cantina do Tablado, servido pela Denise, um papo teatral com o Grande Mestre, Hamilton Vaz Pereira, enquanto rolava uma aula no teatro com alunos de 11 a 14 anos.


    Ainda esperei até as 20h para encontrar outro Grande Mestre, Pedro Kosovski, que também foi meu professor de dramaturgia no Atelier. Conversamos brevemente, não foi possível assistir ao ensaio da peça teatral. Reencontrei também o talentoso ator Rodrigo Varella, dos nossos tempos de montagens da nossa Grande Mestra, Zaira Zambelli.


ESPAÇO ILUMINADO 

    Muito feliz de, após tantos anos, ter visitado esse iluminado espaço cultural, templo do teatro da Maria Clara Machado, e assistido um pedaço da montagem da peça teatral do diretor, Hamilton Vaz Pereira, que estreia no final do ano no Tablado.


     O Teatro Tablado foi fundado em 1951 pela dramaturga Maria Clara Machado. É um celeiro nato de talentos, muitas peças teatrais antológicas passaram por lá, entre peças profissionais e montagens de alunos, tão boas quanto.     


      Em 1987, quando conheci o Tablado, não teve peça teatral pois, na época, eram apenas duas montagens por ano - de dois diretores que eram sorteados.


      De todas lembranças e recordações que trago no coração do Tablado, e de grandes montagens que contemplei, como nessa tarde de reencontros, quando assisti ao lindo ensaio do meu querido Mestre Hamilton Vaz Pereira, revelo aqui também um desejo. Já que participei de muitas montagens e peças teatrais, de CAL, Zaira Zambelli a profissionais, como na saudosa turma da Maria Vohees, mas não foi contemplada com montagem, está aí um sonho que ainda desejo realizar: fazer uma peça nesse lendário teatro de Maria Clara Machado.


 Kadu Flu.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sarau do Kadu Flu brilha em apresentação ao ar livre

FLU entre os 4 Melhores do Mundo !

27ª edição da tradicional Mostra de Esquetes do Tablado começa neste sábado, 30/08 !!!